quarta-feira, 2 de maio de 2012

PID

Hello girls.... como estão?

Depois do meu post quilométrico sobre o app de outro dia, hoje resolvi ser super objetiva!!!

Tenho reparado que ultimamente todos os post nos grupos de au pairs no face falando sobre a tal da PID tem bombado!!

A PID (Permissão Internacional para Dirigir), para quem não sabe é uma carteira de habilitação necessária caso você queria conduzir algum veículo em outros países (que lindo que eu falei!! Haha). Na real, muitas gurias dizem que pelo menos nos Estados Unidos, essa carteira não vale para nada, que sempre acabam solicitando a nossa própria CNH mesmo. Mas acho bom ter. Antes ter documentos a mais do que a menos. Vai que por ventura, nunca pedem para ninguém, mas justamente a SUA eles resolvem pedir.

Conforme o site do Detran: “A Permissão Internacional para Dirigir (PID) é válida nos seguintes países: África do Sul, Albânia, Alemanha, Armênia, Áustria, Azerbaijão, Bahamas, Bahrain, Bélgica, Bielorússia, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Bulgária, Cazaquistão, Chile, China, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Filipinas, Finlândia, França, Geórgia, Gana, Grécia, Guiana, Holanda, Hungria, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Kuwait, Letônia, Libéria, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Marrocos, México, Moldávia, Mônaco, Mongólia, Montenegro, Níger, Noruega, Paquistão, Peru, Polônia, Portugal, Quirguistão, Reino Unido, República Centro Africana, República da Coreia, República Democrática do Congo, República Tcheca, Romênia, Rússia, San Marino, Seichelles, Senegal, Sérvia, Suécia, Suíça, Tadjiqusitão, Tailândia, Tunísia, Turcomenistão, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão, Vaticano, Venezuela e Zimbábue."

O real motivo desse post hoje, foi porque outro dia vi um post criado pela Vanessa Gomes no grupo Au Pair e vi a tamanha diferença no preço da taxa que cobram. Um ABSURDOOO!!

Se você faz direto no Detran ou pela internet o valor ainda é “normal”, mas se tu resolve fazer pela auto escola é uma put* de um roubo!! Gente do céu... tu fica de queixo caído com esses preços.

Eu que moro no interior de Santa Catarina, quando estava pesquisando para tirar minha PID, a autoescola me pediu nada mais, nada menos que R$280,00 para não me preocupar com “nada”... eu só precisa levar a cópia da minha CNH, preencher a papelada lá deles e pagar....

Resolvi ir direto no Detran. O cara só pediu a minha CNH, ele mesmo tirou a cópia, imprimiu um boleto de R$ 50,61 e mandou eu pagar!!! E no final disse: Certinho, agora você pode pagar esse boleto no banco, e uma semana após o pagamento pode vir retirar aqui mesmo.

Gentee, mas que beleza!!! Economizei R$130,00!!! Só sei que no final, quando eu peguei minha PID, me decepcionei!! Que documento mais ralé... eu imaginava algo bem mais elaborado e não só um metade, da metade, da metade de uma cartolinazinha com umas folhinhas verdes e minha foto lindérrima lá!!! (e nem tem especificações nas quinhentas mil línguas que eu imaginava!! #triste)

(Reaparem nas minhas habilidades com o paint!!! haha Ahhh... e esta foto é do google. Eu estava com preguiça de digitaliza a minha PID!!)


Booooom, mas vamos lá..... a nível de curiosidade, fui pesquisar quanto custa a PID nos estados.  Encontrei a grande maioria, mas infelizmente ainda ficou faltando a de alguns estados. Não tenho absoluta certeza de que esta seja a real taxa, mas já dá para ter uma base!!


Região SUL:

Paraná – R$41,00
Santa Catarina – R$50,61
Rio Grande do Sul – R$ 34,54

Região SUDESTE:

São Paulo – R$ 202,95 (sendo R$191,95 a taxa e R$11,00 a taxa de entrega dos Correios)
Rio de Janeiro – R$ 90,30
Minas Gerais – R$ 114,13
Espirito Santo – R$ 190,00 (obrigada Erika Lorenzoni!! ;) )

Região CENTRO OESTE

Goiás – Não encontrado
Mato Grosso – R$ 192,00
Mato Grosso do Sul – Não encontrado
Distrito Federal - Não encontrado

Região NORDESTE

Bahia – R$ 72,00
Alagoas – R$ 71,15
Sergipe – R$ 185,86 (como pode??... estado a menos de 1 horinha de Alagoas e mais de 100 Dilmas a mais!!!)
Paraíba – Não encontrado
Pernambuco – R$ 40,36
Rio Grande do Norte – R$ 67,00
Maranhão – Não encontrado
Piauí – Não encontrado
Ceará – R$ 96,70

Região NORTE

Acre – Não encontrado
Amazonas – Não encontrado
Amapá – Não encontrado
Rondônia – R$ 71,09
Roraima – Não encontrado
Tocantins – R$ 90,00
Pará – R$ 172,00


DESTAQUES: Parabéns ao Rio Grande de Sul que possui a menor taxa do Braséeeeeeel !!! E destaque aos estados de São Paulo e Mato Grosso que são os estados que mais roubam para te dar metade de um papel cartão com a sua foto!!

Quem souber as taxas dos estados que falta ou ver algum preço errado, ficarei feliz que me avisem para que eu possa alterar e deixar tudo correto!!!


Beijoooooos,


May

7 comentários:

  1. O interessante da PID é que 2 páginas é falando sobre a nossa permissão e o resto é em 584156541243 línguas diferentes! hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. No ES é +- 190,00 =/
    um absurdo, sinceramente!!

    ResponderExcluir
  3. May seus posts sao uma luz pra mim..o do app me ajudou mto..esse tb vaii...hahaha

    ResponderExcluir
  4. Queria tirar a minha por aquele site, que as meninas falam no grupo de au pair, muito mais barato.
    http://www.habilitacao-internacional.com/index.php
    MAS, a cultural care enviou "NAO DE ENTRADA NA PID POR MEIO DE INTERNET, USE APENAS O DETRAN/CINETRAN DE SUA CIDADE" me ferrei em SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como assim carols?? tem montao de minina q faz isso e inclusive algumas da CC!!

      Excluir
  5. Quem tem a provisória pode tirar essa internacional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A PID tem a validade do seu documento, a provisorio vale por um ano então a PID vai valer por um ano também...

      Excluir

Thanks for your comment!