quarta-feira, 30 de maio de 2012

Improve your English before you depart. Pt 1

Quando o assunto é vivência internacional, muita gente tem dúvida se existe um nível mínimo requerido para fazer um intercãmbio/whatever, se a host family vai conseguir lidar com as suas dificuldades em falar e se expressar.


Ter proficiência no idioma só vai facilitar os estudos no exterior e também a comunicação. Quanto maior a fluência, mais rápida será a adaptação e melhor a compreensão e aproveitamento de todo o ano que estamos prestes a enfrentar.


Pois bem, vamos lá! Os programas Work and Travel (como Au Pair), requerem um nível intermediário no inglês. E, mesmo que você passe no teste com uma pontuação boa, independente de qualquer coisa, é super válido começar a estudar o inglês ainda no Brasil, antes de passar a temporada nos Estados Unidos. Fazendo isso, certamente você poderá aperfeiçoar a sua estadia no exterior e interagir melhor com a cultura do país, e com as pessoas. Claro.








Então, segindo:


1) Leia muito em inglês. Procure sites de notícias dos Estados Unidos (ou seu país destino) e intere-se sobre os assuntos atuais, duas ou três matérias por dia bastam. Além de melhorar a compreensão e interpretação de texto, você também vai estar atualizado sobre as coisas que acontecem no seu futuro país.



2) Aprenda letras de músicas em inglês. Chega de embromation gentchy! Acompanhar letras de músicas em inglês ao ouvi-las e procurar suas respectivas traduções, não só fará com que você aprenda a cantar da forma correta como ajudará a aprender palavras novas.



3) Assista filmes em inglês. Nada de filmes dublados, faça-me o favor né? O melhor é assistir com o áudio original e a legenda em inglês, treinando reading e listening.



4) Deixe a vergonha de lado e não tenha medo de errar. Aqui cabe a citação de dois clichês: errar é humano, e, a prática leva a perfeição. É de extrema importância treinar o inglês, e ter vergonha de errar só atrapalha a evolução. Uma dica boa é, quando você errar e perceber, não deixa passar batido... Volta e corrija-se, mesmo se tiver de fazer isso 2, 3, 4x. Se auto corrigir ajuda a não errar.



5) Pratique conversação. Encontre alguém com quem você se sente confortável e que esteja no mesmo nível de inglês, conversem sobre diferentes tópicos ou usem o inglês nos assuntos do dia a dia: quando o inglês é adicionado à rotina, torna-se natural e acaba sendo mais fácil praticar. Fora a troca de conhecimento.





6) Pense em inglês. Quando estiver nos Estados Unidos isso será uma obrigação, por isso insira esse costume na sua rotina o quanto antes possível. É uma forma mais constante de treinar o idioma, portanto desligue o português da sua mente e pratique o inglês o tempo todo.



7) Aprenda o vocabulário e as terminologias relacionados ao seu curso. Se você já é formado na faculdade, sabe bem que cada área tem termos específicos que precisam ser dominados para a compreensão. Por isso, se você vai para os Estados Unidos pra melhorar o seu inglês por conta do seu cargo, a melhor opção é procurar por sites oficiais da sua área no país de destino, no caso da maioria das au pairs, Estados Unidos e, assim, desenvolver o vocabulário.



8) Procure palavras novas no dicionário. Se você se deparar com uma palavra que não conhece, não hesite em procurar no dicionário, afinal ele sempre será o seu melhor amigo durante o processo de aprendizado. Tente memorizar o significado e tradução das palavras e forme sentenças com ela, encontre sinônimos, etc...



9) Encontre estudantes do mundo todo para se corresponder. Talvez Pen Pal em sua forma original, por cartas, já esteja em desuso na era da internet. Mas é possível encontrar N sites de correspondência online, como o Inter Pals e o Penpal.net, para conversar com pessoas do mundo todo.



10) Crie versões em inglês de jogos com palavras, como jogo da forca, stop ou da memória. Encontre formas divertidas de manter o inglês afiado!


Bom, essa primeira parte são dicas interessantes e super válidas! Fáceis e acessíveis, basta  a força de vontade ;)


Beijo a todas,
Clube da Au Pair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Thanks for your comment!